CABACEIRAS, A ROLIÚDE NORDESTINA

Localizado a 180km da capital, Cabaceiras tem pouco mais de 5 mil habitantes e esbanja surpresas em sua simplicidade, seja na entrada com o letreiro “Roliúde Nordestina”, nas inúmeras estátuas de bode espalhadas por toda cidade, animal majestoso na região, ou até mesmo nos seus habitantes, artesãos, músicos, mestres, figuras típicas de uma terra fascinante.Cabaceiras é um dos maiores potenciais do turismo do estado da Paraíba e se destaca pelos seus aspectos culturais e naturais desde seu surgimento.

Referencial de histórias e cultura no interior da Paraíba, a fundação do município não foge a regra da maioria das cidades do interior paraibano fundadas no período colonial e imperial. O surgimento do município de Cabaceiras está associada ao Clã dos Oliveira Ledo, que adentraram ao interior da Paraíba, solicitando à corte real sesmarias, com objetivo de estabelecer grandes fazendas para criação de gado.

Seguindo a história, a Roliúde se tornou terra de grandes mestres da cultura popular e de vocação natural para o turismo, esbanjando suas formações rochosas do Lajedo de Pai Mateus como partida para o turismo na região, além seus produtos artesanais, principalmente no couro caprino, mostrando a tradição da caprinovinocultura e fazendo da cidade vitrine do Cariri Paraibano.

Inclusa geograficamente no semiárido brasileiro, o município tem o menor índice pluviométrico do país, tendo esse título por seus longos períodos de estiagem. A irregularidade das chuvas e as altas temperaturas por muito tempo foram observadas apenas negativamente, porém, desde 1998 o olhar para essas características transformou-se em orgulho para muitos cabaceirenses, isso porque foi nesse período que chegou a produção do Auto da Compadecida, aventura do escritor paraibano Ariano Suassuna. Foi então percebido cenário e luz propícia para produções cinematográficas, abrindo caminho para mais de 30 produções em Cabaceiras. 

O sucesso das produções aqui feitas foi tanto que ela ganhou o título de “Roliúde Nordestina”, acompanhado de um letreiro gigante com o tal apelido “aportuguesado”, fazendo referência a Hollywood norte-americana e dando as boas-vindas a quem chega.

Em meio a cultura e memórias, Cabaceiras se destaca com uma vegetação propícia para criação de caprinos, a caatinga, e, mais uma vez, o povo soube fazer da terra seca, abundância. Do animal é aproveitado o leite, a carne e o couro. Sua majestade é incontestável no Cariri e não à toa ele virou celebridade por aqui com uma festa anual dedicada a sua realeza, a festa do Bode Rei. Desde 1998, o festival, que une exposições de animais, apresentações culturais, agronegócio e expofeira, é sucesso em todo o país, ultrapassando até as fronteiras e recebendo turistas de diversas nacionalidades, todos envoltos nas tradições paraibanas.

Tempo

Cabaceiras

Mín 21ºC
27º
Máx 33ºC
Variação de nebulosidade