Prefeitura de Cabaceiras avança na implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação

Do(a) por Mariana de Araújo Castro em 21/07/2018 às 15:19



A Prefeitura de Cabaceiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos realizou um importante encontro, na Escola Abdias Aires, com gestores e educadores da rede pública de ensino para dialogar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na ocasião, foi ministrada uma palestra com a professora Rilma Suely, representante da Undime.

O prefeito Tiago Castro participou do evento e ressaltou que toda a estrutura educacional do município está empenhada na implantação da Base Nacional Comum Curricular.

O secretário de Educação, Paulo Rogério, expressou que a Base Nacional Comum Curricular é importante porque define o que todos os estudantes têm direito de aprender, e é a oportunidade que as escolas têm de ter um currículo nacional de qualidade. Nossa expectativa é que em 2019 possamos colocar em prática gradativamente"Disse Paulo.

O evento contou também com a participação da A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

A BNCC possui um conjunto de 10 competências gerais que precisam ser reproduzidas de forma integrada às habilidades curriculares, durante toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida. Desta forma, os direitos da pessoa humana estarão garantidos de acordo com a constituição brasileira.



Confira:


1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

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