Senar atende mais de 80 produtores rurais em ação de “Saúde do Homem” em Cabaceiras

Oitenta e dois produtores rurais do assentamento Serra do Monte, zona rural de Cabaceiras, no Cariri paraibano, foram atendidas pelo Senar através do programa especial de “Saúde do Homem”. A ação aconteceu no nesta quinta-feira (27) e contou com o apoio da prefeitura municipal para sua realização.
 
“A administração municipal tem um papel importantíssimo, na medida em que consegue ampliar o alcance do nosso trabalho. Aqui em Cabaceiras, por exemplo, o posto de saúde que nos apoiou atende não só o assentamento, como também outros onze sítios na região”, comentou a coordenadora do programa, Kézia Cortez.
 
Os mais de 80 produtores atendidos realizaram testes rápidos para identificação de doenças como hepatite, HIV/Aids e outras DST’s, além do exame de sangue de PSA. Além da saúde, também houve atendimentos na área de estética e beleza, com a oferta gratuita dos serviços de corte de cabelo e barbearia.
 
Um dos beneficiários foi o produtor Genival Velez, que é produtor há mais de 30 anos, na cadeia da caprinovinocultura, a principal do município. Para ele, a participação na palestra, oferecida pelo Senar, foi importante para desfazer alguns mitos.
 
“Essa foi a primeira vez que eu procurei serviços médicos para verificar essas questões ligadas à próstata. Tudo aqui foi muito importante, porque trás conhecimento para a gente, já que tem muito preconceito aí ligado ao exame do toque. Mas se você gosta de si mesmo, e quer se cuidar, tem que fazer para se prevenir”, comentou.
 
O prefeito Tiago Castro destacou a papel do trabalho do Sistema Faepa Senar Paraíba em atenção à população rural. “O Senar é um grande parceiro, que tem credibilidade e importância no Estado. Há poucos dias realizamos a ação voltada para as mulheres e hoje a dos homens. O que nos deixa muito feliz é ver a respos
ta desse público, que participa, vem buscar informação.
 
Queremos que essa parceria se amplie e perpetue”, afirmou.
Este foi o penúltimo atendimento de 2019 voltado aos homens do meio rural, o próximo será em São José dos Cordeiros, no próximo mês de julho. Até o fim do ano, ainda devem ser realizadas outras três ações focadas na saúde da mulher.
COMPARTILHAR