Rotas

ROTA DO COURO

A Rota do Couro se localiza no Distrito de Ribeira, a 14km da zona urbana do município. Estrada de barro em boas condições e sinalizada. Para que o passeio aconteça nas melhores condições, é importante que você entre em contato com a Cooperativa Arteza através do 83 3356-9001.

Chegando lá, você vai ser conduzido ao curtume, onde acontece o processo de beneficiamento do couro de bode, tendo acesso ao processo artesanal e mecânico. De lá seguirão a um ateliê, onde o processo será o de produção do artesanato e onde haverá a vivência com a realidade local. Segue então para a Loja da Cooperativa Arteza, onde você vai poder fazer as compras dos artesanato.

Atrelada a essa Rota, temos também o artesanato em madeira, também com marchetaria, onde o artesão usa também o couro de bode para agregar ao seu produto e produz peças inspiradas no Cariri. O artesanato no município é a principal atividade econômica e se destaca no turismo com sua qualidade e força diante das dificuldades enfrentadas por questões geográficas

ROTA DAS ROCHAS

Cabaceiras é rica em geossítios e se destaca com seus lajedos exuberantes, convidando o mundo inteiro a se conectar com a nossa energia. Na Rota das Rochas podemos destacar o seguinte passeio:

  • Nascer do sol na Pedra da Pata (Para realizar esse passeio é preciso ser guiado por um guia local – você pode encontrar no Museu, será pago uma taxa para ter acesso ao geossítio. O passeio deve durar 3h.
  • Lajedo da Salambaia, 19km da zona urbana. Nesse local incrível, você pode fazer trilhas e se esbaldar numa vegetação preservada. O geossítio tem 6km de extensão e uma manhã inteira para conectar você à Caatinga. Acesso através da Fazenda Salambaia.
  • Saca de Lã. Aqui você vai se conectar ao místico. Uma formação diferente, semelhante a sacas empilhadas – por isso o nome – que mais parece algo feito a mão, e aí surgem as muitas dúvidas de como aquela imagem se fez? Aquilo é mesmo natural? Foram extraterrestres que montaram aquilo tudo? É de tirar o fôlego! Acesso através do Hotel Fazenda Pai Mateus.
  • Lajedo de Pai Mateus. Portal do turismo do interior da Paraíba, o Pai Mateus se destaca com suas formas e cores, com matacões arredondados que pesam toneladas e um laranja nas pedras que junto ao alaranjado do por-do-sol, fazem um show diferente a cada visita. Acesso através do Hotel Fazenda Pai Mateus
  • Lajedo Manoel de Souza. Esse lajedo é especial por suas inscrições rupestres e visual, devido sua altura. Cheio de história, o Manoel de Souza tem acesso íngreme e é preciso disposição para visita-lo. Acesso através do Hotel Fazenda Pai Mateus.

Essa Rota não é possível de fazer em apenas um dia, então é importante a roteirização do seu passeio. E NÃO ESQUEÇA: ESTEJA SEMPRE MUNIDO DE BASTANTE ÁGUA E PROTETOR SOLAR!

ROTA DA FÉ

Cabaceiras já foi reconhecida como a Cidade dos Cruzeiros, 10 no total, e hoje ela se destaca com suas igrejas cenário do cinema e da história local.

  • Igreja Nossa Senhora da Conceição, a igreja do filme “O Auto da Compadecida”.
  • LIgreja do Rosário, a igreja dos negros. Revitalizada e hoje está praticamente original de 1860.
  • Cruzeiro da Virgem, espaço dedicado a menina Josefa que foi encontrada morta no local e tornou-se então, lugar de pagar promessas e peregrinação. Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, os fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias.

ROTA CIDADE HISTÓRICA E CINEMATOGRÁFICA

  • Museu Histórico-Cultural de Cabaceiras.
  • Bodega de Zé de Cila.
  • Fachada da Padaria do filme “O Auto da Compadecida”
  • Fachada do Bar do Vicentão do filme “O Auto da Compadecida”.
  • Memorial Cinematográfico.
  • Fachadas Históricas, com sua arquitetura neoclássica, erguida entre os séculos XX e XXI, ainda com um pouco da arte decór em prédios reformados nas décadas de 20 e 30.

DICAS DE ROTAS DE UM DIA

  • City tour (Museu Histórico-Cultural de Cabaceiras, Memorial Cinematográfico, Igreja do Auto da Compadecida, Igreja do Rosário, fachadas históricas e cinematográficas, Bodega de Zé de Cila) + Usina de Leite (CAPRIBOV, processo de beneficiamento do leite de cabra e produção de seus derivados, como o queijo de cabra) + Letreiro da Roliúde Nordestina + ALMOÇO + Geossítio Saca de Lã + por-do-sol no Lajedo de Pai Mateus ou Lajedo da Salambaia + à noite é hora de experimentar a Bodeoca (Tapioca com recheio de bode).
  • City tour (Museu Histórico-Cultural de Cabaceiras, Memorial Cinematográfico, Igreja do Auto da Compadecida, Igreja do Rosário, fachadas históricas e cinematográficas, Bodega de Zé de Cila) + Usina de Leite (CAPRIBOV, processo de beneficiamento do leite de cabra e produção de seus derivados, como o queijo de cabra) + Letreiro da Roliúde Nordestina + ALMOÇO + visita ao Distrito de Ribeira, Distrito do Couro, conhecer a Cooperativa Arteza, o processo de beneficiamento do couro de bode no curtume + Ateliê de artesãos locais + Loja Arteza + artesanato em madeira (msrchetaria).
  • Letreiro da Roliúde Nordestina + Visita ao Distrito de Ribeira, Distrito do Couro, conhecer a Cooperativa Arteza, o processo de beneficiamento do couro de bode no curtume + Ateliê de artesãos locais + Loja Arteza + ALMOÇO + artesanato em madeira (msrchetaria) + Saca de Lã + Lajedo de Pai Mateus ou Lajedo da Salambaia + à noite é hora de experimentar a Bodeoca (Tapioca com recheio de bode).
  • Geossítio Pedra da Pata + Usina de Leite (CAPRIBOV, processo de beneficiamento do leite de cabra e produção de seus derivados, como o queijo de cabra) + Letreiro da Roliúde Nordestina + ALMOÇO + Geossítio Saca de Lã + por-do-sol no Lajedo de Pai Mateus ou Lajedo da Salambaia + à noite é hora de experimentar a Bodeoca (Tapioca com recheio de bode).
  • Geossítio Saca de Lã + visita ao Lajedo de Pai Mateus ou Lajedo da Salambaia + Visita ao Distrito de Ribeira, Distrito do Couro, conhecer a Cooperativa Arteza, o processo de beneficiamento do couro de bode no curtume + ALMOÇO + Ateliê de artesãos locais + Loja Arteza + artesanato em madeira (msrchetaria) + City tour (Museu Histórico-Cultural de Cabaceiras, Memorial Cinematográfico, Igreja do Auto da Compadecida, Igreja do Rosário, fachadas históricas e cinematográficas, Bodega de Zé de Cila).