Rota dos Lajedos


Cabaceiras é rica em Geossítios e se destaca com seus lajedos exuberantes, convidando o mundo inteiro a se conectar com a nossa energia. Essa Rota não é possível de fazer em apenas um dia, então é importante a roteirização do seu passeio.
E NÃO ESQUEÇA: ESTEJA SEMPRE MUNIDO DE BASTANTE ÁGUA E PROTETOR SOLAR!


  • Lajedo de Pai Mateus

    Trata-se de um lajedo contendo centenas de matacões (rochas em formatos arredondados) que pesam toneladas, alguns com pinturas rupestres e onde se conta a lenda do eremita Pai Mateus que ali haveria de ter vivido no século XVIII e que atuava como curandeiro. A Pedra do Capacete é um dos pontos que mais atraem os turistas, somando com o laranja nas pedras que junto ao alaranjado do por do sol, fazem um show diferente a cada visita. São 19km da zona urbana até o Hotel Fazenda Pai Mateus.

    @paimateus

  • Lajedo Salambaia

    Nesse local incrível, você pode fazer trilhas e se esbaldar numa vegetação preservada. O lajedo tem 6km de extensão de rochosa e uma manhã inteira para conectar você à Caatinga. Um dos principais elementos notáveis nesse geossítio são as Gnamas geradas pelo processo de dissolução da rocha. Essas pequenas lagoas formam depósitos de sedimentos que servem de substrato para o desenvolvimento de estratos vegetais de diversos portes. Quando encontram-se preenchidas com água, são o habitat de diversas formas de vida. O lajedo é rico em líquens, que recobrem quase toda a superfície do topo o deixando alaranjado. Localizado a cerca de 23km do centro da cidade, podendo ser acessado ainda pelo município de Boa Vista, do qual distancia cerca de 17 km.

    @lajedodasalambaia

  • Saca de Lã

    Uma formação diferente, semelhante com fardos de algodão (lã) empilhados, o que lhe proporcionou o nome. Essa estrutura em forma de castelo de blocos (castle koppie) gerada pelo faturamento e desgaste da rocha (diaclasamento de fraturas ortogonais e das fraturas de alívio de pressão horizontais. O que mais parece algo feito a mão, e aí surgem as muitas dúvidas de como aquela imagem se fez? Aquilo é mesmo natural? Foram extraterrestres que montaram aquilo tudo? É de tirar o fôlego! Pode-se chegar ao topo das Sacas de Lã seguindo por uma trilha que passa pelas rachaduras na rocha. Fica a 20km da zona urbana.

    @sacadela_

  • LAJEDO DA GANGORRA

    Trata-se de uma formação rochosa localizada em uma elevação da qual pode-se observar grandes extensões da região, além desse lajedo, você pode explorar a “Serra do Labirinto” onde corredores naturais entre as pedras esbanjam energia nas suas fendas que formam grandes salões ao redor do lajedo, uma aventura e tanto. Você pode também meditar e recarregar as energias na “Pedra da Catedral”. Localizada na fazenda Gangorra, vizinho aos Lajedo de Pai Mateus e Lajedo da Salambaia.

    @fazendagangorra

  • Pedra da Pata

    Trata-se de uma geoforma de uma ave (pata), localizada em uma elevação da qual pode-se observar grandes extensões da região do Cariri e ter uma boa visão de quase todo o Açude Epitácio Pessoa (mais conhecido como Açude Boqueirão). O local é utilizado esporadicamente para práticas turísticas e realização de trilhas, é ótimo para quem procura um nascer do Sol diferenciado. Para realizar esse passeio é preciso ser guiado por um guia local – você pode encontrar no Museu ou através pelo instagram @cacimbasturismorural Esse Geossítio fica na localidade denominada Sítio Pata, a 15km da zona urbana.

    @cacimbasturismorural

  • Lajedo Manoel de Sousa

    Esse lajedo é especial por seu valor cultural, possuindo um expressivo conteúdo de história e inscrições rupestres, certamente é um dos sítios arqueológicos mais bem preservados da região. Possui também sobre sua extensão os matacões. O Manoel de Souza tem acesso íngreme e é preciso disposição para visita-lo, mas, a vista de seu alto é um show a parte.

    A 19km da zona urbana, acesso através do Hotel Fazenda Pai Mateus.

    @paimateus

  • MURALHA DO CARIRI

    Trata-se de um peculiar afloramento de rocha granítica, possuí cerca de 100 metros de comprimento e 3 metros de altura, formada a partir de processos distencionais na crosta terrestre há milhões de anos. Está localizado na Fazenda Salambaia, para chegar a muralha é necessário fazer uma trilha desbravando a caatinga, um momento para se conectar e aprender mais sobre nossa vegetação.

    @lajedodasalambaia

  • PORTAL DA LUZ

    Aqui você vai se conectar ao místico! Um local entre as rochas onde raios solares incidem em determinado horário transformando a fenda em um verdadeiro portal. Localizado no Complexo da Saca de Lã.

    @saca_de_la