O nosso município é repleto de atrativos turísticos e o nosso potencial regional se destaca em diferentes âmbitos. Uma das nossas rotas é a Histórica e Cultura, nela você encontrará tudo de mais característico da nossa região e toda potencialidade do nosso município. São lugares que contam um pouco da nossa história e exibe toa nossa diversidade. Conheça a Rota Histórica e Cultural, conheça Cabaceiras!
-
Cruzeiro da Virgem
No ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs. Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro. Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, o fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias.
-
Imagem: Prefeitura (arquivo) Igreja Matriz Nossa Senhora da ConceiçãoNa primeira metade do século XVIII, construída a mando do casal Isabel Rodrigues de Oliveira e Domingos de Farias Castro, era uma pequena capela. Logo após, em 1833, quando é elevada a freguesia, tem sua estrutura ampliada.
-
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foi construída a partir da doação do casal João Ferreira Guimarães e Inácia Thereza de Jesus, em 23 de fevereiro de 1860. A igreja era utilizada basicamente pelos negros, onde eles podiam praticar sua religiosidade em forma de sincretismo.
-
MUSEU HISTÓRICO-CULTURAL DE CABACEIRAS
Lugar de preservação dos registros históricos, paleontológicos, arqueológicos, artísticos, culturais e ambientais, proporcionando aos estudantes, turistas e população em geral, mais um local de referência para ampliação de conhecimentos.
ENTRADA GRATUITA
Aberto todos os dias
SEG a QUI: 08h às 12h | 13h às 17h SEX a DOM: 09h às 17h
Localizado na Av. 04 de Junho, ao lado do Arraial Popular -
CASARIO
Cheia de charme, seu Centro Histórico é marcado por suas fachadas coloridas, chamando a atenção com sua arquitetura neoclássica, erguida entre os séculos XX e XXI, ainda com um pouco da arte decór em prédios reformados nas décadas de 20 e 30. -
SÍTIO CACIMBAS – Turismo Rural
O local oferece turismo de experiência, buscando envolvimento dos visitantes com o artesanato, a gastronomia e a cultura local.
O turista pode se hospedar com os moradores locais, ou se preferir privacidade, existe a hospedagem em casarões seculares, que são um charme a parte.
(83) 98796-1025 | @cacimbasturismorural -
PREFEITURA MUNICIPAL
A sede da Prefeitura Municipal é um edifício de estilo eclético, construído na década de 1890. Com intenção de manter a identidade, as características e a autenticidade de uma época, optou-se por restaurar a fachada, preservando e enaltecendo o patrimônio arquitetônico. Pode-se notar o resgate da entrada principal, dos adornos, recuperação da calçada em ladrilho "Copacabana", o uso de cores referentes à época e a retirada de chapisco como elemento decorativo.
Antigamente era muito comum usar pintura a cal, em tons pasteis, com o tempo surgiu a tinta acrílica e seus derivados. A pintura da Prefeitura foi pensada como um resgate aos pigmentos naturais que são utilizados para trazer cor ao cal. O amarelo bem marcante na fachada, a cor azul presente nos adornos, o verde nos detalhes do brasão são referencia a nossa bandeira. -
A antiga cadeia pública de Cabaceiras: de prisão a espaço cultural
Ao longo do tempo os patrimônios edificados passam por transformações, tanto em sua estrutura física quanto em seus "usos" e significados, um grande exemplo disso é a antiga cadeia pública de Cabaceiras. De acordo com João de Lyra Tavares teria sido iniciada a construção do prédio da cadeia em 1876, durante o governo do tenente coronel Antônio de Barros Leira, na qualidade de presidente da câmara municipal na época.
O prédio funcionou como cadeia até fins da década de 1990, até então eram detidos ali prisioneiros de diversas localidades do estado, a ponto de ser chamada, nas palavras do historiador Luís Carlos Araújo Sousa, de Bastilha do cariri.
No ano de 2002 o prédio da antiga prisão foi escolhido, juntamente, com a antiga residência oficial dos prefeitos que ficava ao lado da citada casa de detenção a se tornarem o Museu Histórico e Cultural dos Cariris Paraibano, a escolha se deu por ser um dos prédios mais antigos de nossa cidade, logo, apenas o segundo edifício continua como museu, o qual o é até hoje.
Em 2010 foi inaugurado no prédio da antiga cadeia pública o Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras, mesmo as atividades do ponto de cultura já estavam presentes em nosso município desde o ano de 2007, dando uma nova utilidade ao local, não mais aprisionando, mas sim, promovendo manifestações socioeducativas e culturais. -
MIRANTE DA PEDRA
Cabaceiras já foi reconhecida como a Cidade dos Cruzeiros, 10 no total. Alguns ficam bem próximos a cidade, onde você pode aproveitar a vista de um fim de tarde, a exemplo do cruzeiro da Pedra, que se localiza no Letreiro Roliúde Nordestina. -
RECANTO DA POESIA
É um lugar onde a poesia e o cordel te convida a ter uma experiência cultural espetacular com a poetisa e cordelista cabaceirense Juliana Soares e outros artistas locais. O lugar tem uma vista panorâmica do letreiro "Roliúde Nordestina", um importante atrativo turístico do município de Cabaceiras-PB. O espaço conta com declamação de poesia, oficinas de cordel, venda de folhetos.
@julianamsoares_
Funcionamento: fechado temporariamente